O RECANTO DO ANCIÃO JOSÉ SEGATTO (ASILO)
O Recanto do Ancião José Segatto compõe a rede de Proteção Social Especial de Alta Complexidade, ofertando o Serviço de Acolhimento Institucional para Idosos, em conformidade com a Resolução CNAS nº 109/2009 e Resolução RDC nº283/2005 que dispõe sobre o regulamento técnico para o funcionamento das instituições residenciais sob sistema participativo e de longa permanência para idosos (ILPI). É uma organização social que tem fins filantrópicos e assistenciais, com finalidade de proteção e assistência moral e material a velhice necessitada, socorrendo-a, asilando-a e provendo os recursos indispensáveis ao seu bem-estar, sem distinção de cor, sexo, raça, profissão, nacionalidade, estado civil, credo religioso ou político.
Atualmente compreende o acolhimento de 54 (cinquenta e quatro) idosos com 60 anos ou mais, de ambos os sexos, independentes e/ou com diversos graus de dependência, referenciados pelo Centro de Referencia Especializado de Assistência Social – CREAS. A natureza do acolhimento é provisória e, excepcionalmente, de longa permanência quando esgotadas todas as possibilidades de autossustento e convívio com os familiares. O serviço é prestado para idosos que não dispõem de condições para permanecer com a família, com vivência de situações de violência e negligência, em situação de rua e de abandono, com vínculos familiares fragilizados ou rompidos.
Assegura ainda, a convivência com familiares, amigos e pessoas de referência de forma contínua, bem como o acesso às atividades culturais, educativa, lúdica e de lazer na comunidade. A instituição conta com uma equipe composta por administrador, supervisor, assistente social, enfermeiro, técnicos de enfermagem, fisioterapeuta, cuidadores, cozinheiras, lavadeiras, e auxiliares de serviços gerais.
A entidade mantém parceria com SAAE – Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Aracruz/ES, para que as doações sejam realizadas através da conta de água e esgoto. Possui também parceria com a Prefeitura Municipal de Aracruz/ES e conta com 70% do valor recebido das aposentadorias e benefícios dos idosos institucionalizados, conforme preconizado pelo Estatuto do Idoso, Lei nº 10.741, de 1º de outubro 2003, mas, ainda assim, os recursos financeiros recebidos são insuficientes para atender as necessidades diárias dos idosos e manter a instituição funcionando. A direção informa que todos os recursos financeiros e doações materiais recebidos são direcionados integralmente para custeio das atividades da Instituição e necessidades dos idosos.
Para mais informações, o contato com a instituição pode ser feito através dos telefones (27) 3256-7775, 3270-7424, 98856-8766, 98856-8775.