PROPOSTA SÓCIO-EDUCATIVA
1 - IDENTIFICAÇÃO
Instituição: Fundação Social Monsenhor Guilherme Schmitz - Serviço de Acolhimento Institucional Recanto do Ancião José Segatto:
Endereço: Rua Sete de Setembro nº 848, Bairro Itaputera, CEP: 29.193-303, Aracruz / ES
Telefone: (27) 3256-2010 / 3256-7775 (fax)
Fundação: 10 de novembro de1998
Presidente do Conselho Curador : Cleidson Fiorotti Moro
Vice – Presidente do Conselho Curador : Tarcísio Furieri
Secretária do Conselho Curador: Neuci Ost
Diretora Geral: Celimar da Silva Cometti
Entidades mantenedoras:
Lions Clube de Aracruz
Fundação Hospital e Maternidade São Camilo
Câmara de Dirigentes Lojistas de Aracruz
Loja Maçônica Dom Pedro I
Prefeitura Municipal de Aracruz
Instituição executora:
Fundação Social Monsenhor Guilherme Schmitz - Serviço de Acolhimento Institucional Recanto do Ancião José Segatto
Endereço: Rua Sete de Setembro nº 848, Bairro Itaputera, CEP: 29.193-303, Aracruz / ES
Telefone: (27) 3256-2010 / 3256-7775 (fax)
e-mail: recantodoanciao@gmail.com.br
Fundação do serviço de acolhimento institucional Recanto do Ancião José Segatto: Julho de 1987
Administradora da Fundação Social Monsenhor Guilherme Schmitz Serviço de Acolhimento Institucional Recanto do Ancião José Segatto: Gilda Lino de Amorim
Assistente Social da Fundação Social Monsenhor Guilherme Schmitz Serviço de Acolhimento Institucional Recanto do Ancião José Segatto: Marcela Selvatici Pianca.
2 – FINALIDADE
Proteger e dar assistência moral e material à velhice necessitada, socorrendo-a, asilando-a e provendo os recursos indispensáveis ao seu bem-estar, sem distinção de cor, sexo, raça, profissão, nacionalidade, estado civil, credo religioso ou político.
3 – MISSÃO
Acolher e proteger pessoas idosas, em situação de risco e vulnerabilidade social, garantindo atendimento de proteção básica e especial, observando as determinações previstas na Política Nacional do Idoso e no Estatuto do Idoso.
4 - VISÃO
Ser referencia no atendimento ao idoso Institucionalizado em entidades filantrópicas no Estado do Espírito Santo.
5- ATENDIMENTO
Instituição de Longa Permanência para Idosos.
6 - APRESENTAÇÃO
Idealizada pelo Lions Clube de Aracruz em 1980, a construção do prédio destinado ao abrigo de idosos teve início em dezembro de 1985.
A obra foi conduzida por uma comissão formada por membros do Lions Clube e os recursos para a sua construção obtidos através de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade, empresas locais e Prefeitura.
Iniciando às suas atividades em julho de 1987, acolheu os 20 internos do abrigo para idosos do Recanto do Ancião, que funcionava em um imóvel no Bairro Bela Vista, que atendia em regime de internato idosos e andarilhos.
Após 11 anos de funcionamento, ou seja, aos três dias do mês de dezembro de 1998, foi constituída a Fundação Social Monsenhor Guilherme Schmitz que passou a administrar o Serviço de Acolhimento Institucional Recanto do Ancião José Segatto. Essa ação teve por finalidade oferecer melhores condições de administração, bem como ampliar responsabilidades e propiciar condições de manutenção e crescimento para a entidade.
A Fundação tem como sócios mantenedores, o Lions Clube de Aracruz, a Câmara de Dirigentes Lojistas, a Loja Maçônica D. Pedro I, a Fundação Hospital e Maternidade São Camilo e a Prefeitura Municipal de Aracruz.
Dentre suas atividades o Serviço de Acolhimento Institucional Recanto do Ancião José Segatto proporciona aos idosos: hospedagem, alimentação, vestuários, lazer, assistência médica, odontológica, fisioterapia, assistência social e psicológica. Mantém-se através de verbas, doações da comunidade, benefícios e parcerias.
7- JUSTIFICATIVA
O Serviço de Acolhimento Institucional Recanto do Ancião José Segatto abriga idosos, provenientes em sua maioria de famílias em situação de vulnerabilidade e risco social, ou da inexistência de grupo familiar e não possuem condições financeiras ou de seus familiares o suficiente para prover o seu sustento. As condições físicas e mentais, de alguns residentes impedem que executem necessidades básicas, como alimentar-se, vertir-se e deambular.
Diante dessa realidade e respeitando as limitações e patologias de cada idoso, são desenvolvidas atividades sociais e educativas, como forma de favorecer a inserção social e comunitária dos residentes e o fortalecimento dos vínculos familiares.
Observa-se que os idosos acolhidos apresentam melhora na auto-estima, diminui a incidência de novas patologias e tornam-se mais saudáveis, demonstrando assim a importância e a seriedade do trabalho desenvolvido.
8 – OBJETIVO
Geral:
Abrigar e oferecer proteção integral a pessoa idosa, provendo os recursos indispensáveis ao seu bem estar, como também proporcionar melhoria na qualidade de vida, resgatando a dignidade, o respeito e a cidadania.
Específicos:
-
Garantir moradia, alimentação, vestuário, lazer, atendimento médico, conforto e segurança;
-
Possibilitar a convivência comunitária interna e externa;
-
Proporcionar melhoria na qualidade de vida;
-
Contribuir para melhoria das condições de vida dos idosos em situação de risco e vulnerabilidade social;
-
Proporcionar atividades sócio-educativas;
-
Estimular e fortalecer o convívio social com a família e comunidade.
9 – CAPACIDADE DE ATENDIMENTO
-
54 residentes.
10 - ÁREA DE ABRANGÊNCIA
O Recanto do Ancião José Segatto está localizado no Município de Aracruz, atende apenas idosos do Município referenciado pelo CREAS.
11 – METODOLOGIA
Para cumprir os seus objetivos o Serviço de Acolhimento Institucional Recanto do Ancião José Segatto, desenvolve suas ações a partir dos seguintes princípios metodológicos:
-
Atenção ao Estatuto do Idoso e legislações afins, visando promover à efetivação de políticas públicas destinadas a garantia dos direitos do idoso;
-
Articulação junto à sociedade civil organizada e do poder público na perspectiva de implementação das políticas publicas do idoso;
-
Combater qualquer forma de discriminação;
-
Estar aberta a toda e qualquer atividade que contribua para a socialização dos residentes dentro de suas possibilidades e interesses;
-
Promoção do convívio social e religioso para os residentes e familiares;
-
Inserção do residente nas atividades comunitárias e sociais externa e intermanete;
AMABILIDADE: A presença da Instituição se identifica pela atitude de acolhida, amor, alegria e fraternidade entre residentes, funcionários e colaboradores, em um ambiente agradável, humano e receptivo.
Conhecimento da realidade
-
Acolhimento, momento que visa proporcionar aos idosos a serem abrigados, familiares e amigos o conhecimento sobre a Instituição e suas normas internas.
Promoção da Convivência
São desenvolvidas as seguintes atividades no decorrer do ano de forma contínua e em etapas distintas:
-
Momentos de recreação: atividades ocupacionais, jogos;
-
Momentos festivos: aniversários, dia dos pais e das mães, festa junina, dia do idoso, baile de carnaval, natal e ano novo;
-
Celebrações semanais;
-
Atividades físicas em grupo;
-
Trabalho de grupo com a fisioterapeuta;
-
Momentos recreativos: forros, passeios.
Vinculo familiar
O resgate do vinculo familiar se dá mediante a triagem realizada pela assistente social, atualizando contatos e estabelecendo visitas onde são relatadas as condições do residente e suas necessidades.
História do Recanto do Ancião José Segatto
A Motivação
A idéia para criar um local para abrigar idosos em Aracruz surgiu no Lions Clube de Aracruz, em meados de 1980, quando Companheiros e Domadoras do Clube, sob a presidência do Companheiro Luiz Soresini, durante suas campanhas e visitas na comunidade, despertaram para a situação crítica na qual se encontravam muitos idosos do Município. Em muitos casos eles moravam sozinhos, abandonados por seus familiares, alguns sofriam maus tratos outros passavam por necessidades ou estavam doentes. Sensibilizados com essa situação, os membros do Lions Clube iniciaram um movimento tendo como objetivo a construção de um local para abrigo de idosos.
Parceria com a Prefeitura
Em 1981, o Lions Clube de Aracruz, recebeu da Prefeitura Municipal de Aracruz, através do Prefeito Heraldo Barbosa Musso, a doação de uma área de 2.220 m², localizada no Bairro Itaputera de Sauassu destinado à construção de um Asilo de Velhos. Foi contratada, então, a elaboração do Projeto arquitetônico e de engenharia com o arquiteto Sr Ilmar Ignácio da Silva.
Enquanto o Projeto era elaborado, bem como os tramites para construção, os associados do Lions Clube de Aracruz trabalhavam incessantemente em campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade, empresas locais e Prefeitura para construção do prédio que pudesse abrigar os idosos.
Em meados de 1984, paralelamente ao trabalho de arrecadação de fundos que era desenvolvido pelo Lions Clube, uma ação coordenada pela 1ª dama do município, Srª Maridéia da Rosa Bitti juntamente com um grupo de senhoras, através do Programa Nacional de voluntários-Pronav, do núcleo de Aracruz fundou o Recanto do Ancião, instituição de cunho filantrópico que teve as suas atividades iniciadas em 20 de maio de 1985. Para o seu funcionamento, a Câmara Municipal de Aracruz aprovou a Lei nº 885, de 19/06/1985, sancionada pelo prefeito Primo Bitti que dispôs sobre a criação do Recanto do Ancião como um órgão ligado a Seção de Desenvolvimento Comunitário do Departamento de Saúde e Assistência Social da Prefeitura, destinado ao amparo de idosos. A diretoria do grupo de voluntários- Pronav em Aracruz, que administrava o Recanto do Ancião foi composta da seguinte forma: Diretora Maria José Coutinho Devens, Vice-Diretora Srª Maria das Graças Sanson, Secretária Mara Terezinha Costa e Tesoureiro Sr. Zezinho Scopel que tinha ainda como voluntárias as senhoras Rosalina Sagrilo Devens, Nair Loureiro Modenesi entre outras.
Conforme descrito na Lei, a administração do Recanto do Ancião estaria a cargo da Prefeitura ou outra entidade, através de convênio, e as despesas decorrentes correriam por conta de dotação própria consignadas em orçamento financeiro do Município.
O Recanto do Ancião foi inaugurado em 23/06/1985, com capacidade para atender a 20 internos, funcionava num imóvel no Bairro Bela Vista, na sede do Município. A entidade atendia em regime de internato e prestava atendimento e amparo a pessoas idosas e/ou andarilhos, alguns abandonados pelos familiares, outros por sofrerem violências.
Os funcionários eram contratados pela Administração Municipal e a entidade mantinha-se com os recursos provenientes da aposentadoria dos idosos, doações da comunidade, doações de empresas, como a então Aracruz Florestal, ações organizadas por voluntários para arrecadação de fundos e repasses da Prefeitura.
Construção da Sede Própria
Como o terreno doado pela Prefeitura para abrigar idosos estava localizado numa área que não possuía serviços básicos de infra-estrutura como água, energia elétrica, esgoto, buscou-se outra alternativa, onde pelo menos esses serviços estivessem presentes. Assim, em julho de 1983, de forma muito gentil, o Sr Jair Segatto fez a doação de uma área com 1.567,5 m², localizada no mesmo bairro do terreno anteriormente doado. Posteriormente o Lions Clube devolveu à Prefeitura o terreno originalmente doado.
Em dezembro de 1985, iniciou-se a construção do prédio idealizado em 1981 pelo Lions Clube de Aracruz, destinado ao abrigo de idosos. A obra foi conduzida por uma comissão presidida pelo então Companheiro Leão Walter Zamperlini, tendo como principal colaborador o também Companheiro Zoé Antonio Donati. Vários outros Companheiros participaram dos trabalhos relacionados a essa obra com destaque para o então Companheiro Everaldo Maffei, cuja contribuição foi decisiva para que a mesma evoluísse e fosse concluída. A responsabilidade técnica ficou a cargo do Engº Civil Deosdete Perim.
Os recursos para a construção foram obtidos através das campanhas realizadas pelo Lions junto à comunidade e de doações obtidas junto às empresas locais.
Finalmente, em julho de 1987, o asilo foi inaugurado e recebeu o nome de ”Recanto do Ancião José Segatto” em homenagem ao pai do Sr Jair Segatto, doador do terreno. Os internos do Recanto do Ancião que funcionava em Bela Vista foram imediatamente transferidos para o novo prédio.
Constituição da Fundação
Após 11 anos de funcionamento, ou seja, aos dez dias do mês de novembro de 1998, foi constituída a Fundação Social Monsenhor Guilherme Schmitz que passou a administrar o serviço de acolhimento institucional Recanto do Ancião José Segatto. Essa ação teve por finalidade dar melhores condições de administração, bem como ampliar responsabilidades e propiciar condições de manutenção e crescimento para a entidade.
A Fundação tem como sócios mantenedores, o Lions Clube de Aracruz, a CDL- Câmara de Dirigentes Lojistas, a Loja Maçônica D. Pedro I, a Fundação Hospital e Maternidade São Camilo e a Prefeitura Municipal de Aracruz.
A Fundação conta ainda com a colaboração dos sócios contribuintes, empresas, grupos religiosos, produtores rurais e comunidade em geral.
A Fundação é uma organização social que tem fins filantrópicos, assistenciais, educacionais e de saúde, com finalidade de proteção e assistência moral e material a velhice necessitada, socorrendo-a, asilando-a e provendo os recursos indispensáveis ao seu bem-estar, sem distinção de cor, sexo, raça, profissão, nacionalidade, estado civil, credo religioso ou político.
Atualmente atende, em regime de abrigamento 54 (cinquenta e quatro) pessoas idosas, acamadas, cadeirantes e com muita dificuldade em se locomover, em situação de vulnerabilidade pessoal e social, sem condições de retorno a família ou encaminhamento a hospital, necessitando de cuidados especiais e dependem exclusivamente dessa Instituição para viver.
O conselho curador é composto por 18 membro titulares e suplentes, 1 sócio benemérito e um diretor geral. O conselho fiscal é composto por 06 membros titulares e suplentes. Todos os membros são voluntários o conselho curador se reúne mensalmente e o conselho fiscal trimestralmente.
Atualmente o quadro de funcionários da Fundação Social Monsenhor Guilherme Schmitz é composto por 41 Funcionários, trabalhando por escala com escala 12 por 36, 4 por 2 e horários administrativos. Conta também com 08 profissionais cedidos pela Prefeitura Municipal de Aracruz, 02 profissionais terceirizados e 02 voluntários, além da assistência prestada pela equipe de estratégia de saúde da família e da saúde mental.
Atualmente os recursos são oriundos de:
-
Convênio com a Prefeitura Municipal de Aracruz;
-
Colaboração dos sócios mantenedores e contribuintes;
-
Doações esporádicas realizadas pela comunidade;
-
70% da aposentadoria dos Idosos.
Os requisitos para admissão da pessoa idosa na instituição:
-
Ter 60 anos ou mais;
-
Esta contemplada no Estatuto do idoso no que se referem às casas de longa permanência, especialmente no diz o capitulo IX art. 37 incisos 1º;
-
Está referenciado ao CREAS;
-
Atendimento é para os idosos do Município de Aracruz.
Desafios atuais:
-
Melhoria da qualidade de vida dos internos;
-
Integração social dos internos;
-
Construção de um novo espaço físico;
-
Substituição e aquisição de equipamentos;
-
Registrar a Fundação no CNAS;
-
Lidar com a patologia e os problemas de cada um dos assistidos.
-
Aumentar a receita.
CONCLUSÃO
A questão do envelhecimento saudável é uma das principais preocupações da Fundação e da Sociedade Moderna. O avanço da tecnologia e da medicina traz como uma das suas principais consequências o aumento da expectativa de vida e assim uma população idosa mais numerosa. Mas não basta ter mais anos de vida e ser impossibilitado de usufruí-la de forma saudável e digna.
É neste sentido que a Fundação procura desenvolver o seu trabalho buscando sempre a cooperação tendo em vista que é imprescindível a contribuição da sociedade para que possamos tornar o envelhecimento saudável mais próximo da realidade.
Informações
Instituição: Fundação Social Monsenhor Guilherme Schmitz - Serviço de Acolhimento Institucional Recanto do Ancião José Segatto.
Endereço: Rua Sete de Setembro nº 848, Bairro Itaputera, Aracruz / Espirito Santo.
CEP: 29.193-303
Telefone: (27) 3256-7775 / 3270-7424 ou 98856-8766
CNPJ: 02.996.473/0001-16
Email: recantodoanciao@gmail.com